domingo, 3 de agosto de 2008

Comparadas, Honda CB 600F Hornet e Honda CBR 600RR mostram que são 'primas' distantes




Elas compartilharem o mesmo motor de quatro cilindros em linha de exatos 599 cm³ de capacidade. Em ambas, as suspensões são invertidas na dianteira e monoamortecidas na traseira. Rodas e pneus são exatamente iguais nas duas -- aro 17 em liga-leve calçadas com pneus 120/70 na frente e 180/55, atrás. O que faz, então, a Honda CBR 600RR custar muito mais que a Honda CB 600F Hornet? A resposta está no projeto de cada uma das motos.

Não é apenas o visual esportivo e a carenagem da CBR 600 que justifica a diferença de R$ 10.000 entre os dois modelos. O que diferencia os dois modelos Honda de 600cc é a tecnologia envolvida em cada um deles.Além da óbvia diferença de estilo -- naked e superesportiva -- e da constatação de que a CB 600F Hornet é mais versátil e confortável que a CBR 600RR, uma análise técnica de cada um dos modelos mostra o que faz destas motos "primas" distantes.

Os dois propulsores têm a mesma capacidade cúbica e originam-se do mesmo projeto. Têm o mesmo diâmetro e curso e a mesma capacidade (599 cm³), além da mesma estrutura -- quatro cilindros em linha com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC). Porém internamente há muitas diferenças que fazem a Hornet produzir "apenas" 102 cv a 12.000 rpm, enquanto a CBR oferece 120 cv a 13.500 rpm.

A começar pelos materiais utilizados na fabricação. Enquanto os pistões da CBR são feitos em alumínio forjado, os da Hornet são feitos em alumínio injetado. Isso porque na CBR, o motor gira mais que na Hornet e, portanto, os pistões sofrem maior esforço.A tampa de válvulas da CBR é feita em magnésio, já na Hornet é feita em alumínio. Materiais que começam a explicar a diferença de preço.



Mas os 18 cv a mais da CBR 600RR não vêm só dos materiais utilizados. Os sistemas de alimentação e exaustão das duas motos são completamente diferentes. Enquanto na Hornet apenas uma mola controla a abertura das válvulas, na CBR são duas. Apesar de terem o mesmo ângulo de abertura das válvulas, os dutos de admissão têm ângulos diferentes. "O motor da CBR 600 também é mais inclinado à frente. Isso faz com que a mistura despenque para dentro da câmara de combustão", simplifica Alfredo.Outro item importante para a maior potência no modelo superesportivo é o sistema de alimentação. Apesar de ambas serem equipadas com injeção eletrônica, a CBR 600RR traz o sistema de dois bicos injetores por cilindro, enquanto a Hornet tem apenas um. Isso sem falar na indução direta de ar, uma espécie de turbo natural que em altas velocidades injeta ar com mais velocidade para dentro do motor. O sistema pode ser notado pela grande abertura central na carenagem da CBR 600.
Na prática, nota-se que o motor da Hornet funciona mais "redondo" em baixas rotações e em uso urbano, mas também oferece emoção se o piloto girar o acelerador. Já na CBR 600RR, o propulsor parece ter fôlego infinito em altas rotações, empurrando sem parar até os 13.500 rpm.


As suspensões que podem parecer semelhantes aos leigos guardam também importantes diferenças. Apesar da mesma especificação, o garfo telescópico dianteiro da Hornet já vem com um acerto para o uso em ruas e estradas, em sintonia com seu chassi. Já na CBR 600RR, há múltiplas regulagens, desde a pré-carga da mola até a velocidade de compressão e retorno. "Como cada piloto tem sua tocada, na CBR pode-se regular a suspensão ao seu gosto. Já na Hornet o acerto é padrão de fábrica", diz Guedes.Na suspensão traseira, mais diferenças. Enquanto o único conjunto mola-amortecedor da Hornet está fixado na balança, no sistema Unit Pro-Link da CBR 600, o amortecedor está embutido na balança traseira -- tecnologia já usada nas motos de competição da Honda, como a RC 212V do Mundial de MotoGP. Tudo para manter a roda no chão nas saídas de curva e acelerações.Ao rodar com as duas, nota-se a maior rigidez da CBR. A moto fica mais "dura" para circular na cidade, porém mais estável em uso extremo, como frenagens bruscas para fazer uma curva. Já a Hornet sente-se em casa ao passar em corredores e enfrentar algumas (pequenas, é verdade) imperfeições no asfalto.Sem falar na posição de pilotagem, que também influencia no conforto do motociclista. Na CBR, o piloto fica deitado sobre o tanque, já na Hornet a postura é mais ereta. Mas aí é uma questão de estilo e gosto de cada um. Além do bolso, é claro. Já que a Hornet tem preço sugerido de R$ 30.837 (R$ 33.137, na versão com ABS), enquanto a CBR 600RR, R$ 42.200. Uma diferença e tanto que vai além do estilo.
fonte: UOL