domingo, 3 de agosto de 2008

Comparadas, Honda CB 600F Hornet e Honda CBR 600RR mostram que são 'primas' distantes




Elas compartilharem o mesmo motor de quatro cilindros em linha de exatos 599 cm³ de capacidade. Em ambas, as suspensões são invertidas na dianteira e monoamortecidas na traseira. Rodas e pneus são exatamente iguais nas duas -- aro 17 em liga-leve calçadas com pneus 120/70 na frente e 180/55, atrás. O que faz, então, a Honda CBR 600RR custar muito mais que a Honda CB 600F Hornet? A resposta está no projeto de cada uma das motos.

Não é apenas o visual esportivo e a carenagem da CBR 600 que justifica a diferença de R$ 10.000 entre os dois modelos. O que diferencia os dois modelos Honda de 600cc é a tecnologia envolvida em cada um deles.Além da óbvia diferença de estilo -- naked e superesportiva -- e da constatação de que a CB 600F Hornet é mais versátil e confortável que a CBR 600RR, uma análise técnica de cada um dos modelos mostra o que faz destas motos "primas" distantes.

Os dois propulsores têm a mesma capacidade cúbica e originam-se do mesmo projeto. Têm o mesmo diâmetro e curso e a mesma capacidade (599 cm³), além da mesma estrutura -- quatro cilindros em linha com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC). Porém internamente há muitas diferenças que fazem a Hornet produzir "apenas" 102 cv a 12.000 rpm, enquanto a CBR oferece 120 cv a 13.500 rpm.

A começar pelos materiais utilizados na fabricação. Enquanto os pistões da CBR são feitos em alumínio forjado, os da Hornet são feitos em alumínio injetado. Isso porque na CBR, o motor gira mais que na Hornet e, portanto, os pistões sofrem maior esforço.A tampa de válvulas da CBR é feita em magnésio, já na Hornet é feita em alumínio. Materiais que começam a explicar a diferença de preço.

Um comentário:

Blog Os Motoqueiros disse...

Muito legal seu site, a pouco tempo criei um sobre motos e gostaria de trocar link.
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Att,
Cézar
Blog Os Motoqueiros